Pular para o conteúdo principal

Destaques

Apenas mais uma de amor...

Dia dos namorados no Brasil, eu ia fazer o clássico post nos stories do Instagram, mas lembrei da escritora que vive em mim (preciso falar disso um dia, já tive o sonho de ser escritora) e resolvi escrever sobre o meu roommate/ficante/namorado/noivo/marido, que a Canadá me deu. Eu e o Saulo nos conhecemos logo que cheguei no Canadá, um mês depois ficamos e quase sete anos depois, aqui estamos casados. Nossa relação nunca foi fácil ou um mar de rosas, a vida não é um conto de fadas como a Disney me contou.  Nós viemos de estados diferentes, de realidades diferentes, de criações diferentes, personalidades diferentes, gostos diferentes, etc, etc.  Mas por alguma razão, nossos caminhos se cruzaram. E que bom que se cruzaram! Porque no meio de todas essas diferenças, aprendemos um pouco do mundo um do outro e é bom demais dividir a vida com ele. Uma característica que eu sempre quis encontrar em alguém era parceira . Uma pessoa que embarcasse nas minhas ideias. Das mais normais, às...

Só psicopatas vão para a academia as 5 da manhã

Eu já fui essa pessoa que dizia: se algum dia eu for para academia de manhã cedo, pode me internar que tem algo de errado comigo.

Ou dizia "só psicopata vai para academia tão cedo".

Também estranhava quem ia aos finais de semana na academia. Meu marido me "convidava" para irmos e eu respondia que minha religião não permite.

Pois bem: muito prazer, me tornei a pessoa que eu mais temia e agora eu treino às 5-5:30 da manhã e vou seis vezes por semana na academia - de segunda à sábado.

O que aconteceu comigo?! Aonde foi que eu me perdi?!

Há 1 ano isso era completamente impensável para mim, como deve ser para você, meu caro leitor e como é para maioria das pessoas, acredito eu.

As razões pela quais eu comecei a treinar antes de ir trabalhar foram essencialmente duas:

1) a minha academia parecia um open bar de tão cheia na hora que eu ia (qualquer horário entre 5pm-10pm), o que gerava um estresse tremendo e um ódio de treinar;

2) deixar para ir depois do trabalho, me dava margem demais para matar.

Bom, o primeiro motivo é autoexplicativo, né?! Depois do trabalho, é o horário de pico da academia. Ir para lá é pedir para se irritar. Tem que ficar revezando aparelho, esperando horrores, e às vezes um treino que levaria 45 minutos para ser feito, leva 1 hora e tanto. Então eu já ia contrariada.

O segundo motivo, eu explico melhor. Eu nunca fui fã  de musculação, então eu só ia porque "tinha que ir". Aí se algum dia eu marcava de fazer a minha unha depois do trabalho, por exemplo, eu já chegava de volta muito tarde e não ia por causa disso. Ou se eu queria fazer alguma coisa depois do trabalho, um happy hour, ir para piscina do prédio, sair com a Banana, QUALQUER COISA, tudo já virava motivo para não ir à academia. Até mesmo se eu só não estava afim ou estava cansada demais porque trabalhei muito. Eu sou ótima com desculpas, não me submestime nesse quesito, então eu sempre arrumava uma.  E eu nem sentia remorso, viu?! Algumas vezes eu até me enganava dizendo que iria no final de semana, para compensar aquele treino que eu não fiz - spoiler: eu nunca ia.

Dos cinco treinos por semana que eu tinha para fazer, eu fazia de fato uns três, no máximo quatro. Raras eram as semanas que eu fazia todos os cinco.

Mas não pense você que foi fácil começar a treinar de manhã cedo da noite para o dia, meu jovem Padawan. Eu levei uns dois meses para engrenar e não faltar. E sei lá quantos meses para começar a gostar.

Eu comecei em Agosto de 2023, quando comprei um app que disponibiliza treinos para o ano todo. Dentro do app também tinha o calendário do mês. Então eu imprimia o calendário todos os meses e colava na porta do meu guarda-roupa. Todo o dia, chegando da academia eu fazia um X naquele dia.

Os meus calendários de Agosto e Setembro de 2023 ficaram todos com buracos. Dois dias eu ia, dois dias eu matava... nem lembro se cheguei a ir em uma semana os cinco dias...

Até que em Outubro eu engrenei. Comecei a ir sem faltar, colocar um X nos cinco dias da semana, preencher o mês inteiro. E a partir daí eu nunca mais parei. Preencher o calendário bonitinho virou a minha obsessão e eu meio que ia por causa disso.  

Eu não sei dizer bem quando foi o dia que percebi que não estava mais indo apenas para preencher o calendário bonitinho, e sim porque aquilo me fazia bem. Só sei que com o tempo eu me dei conta do quanto é bom para mim o treino ser a primeira coisa do meu dia.

Se eu dormi mal à noite e, certamente me sentiria o dia inteiro cansada por conta disso, treinando de manhã, eu não sinto. O cansaço vem bater mais tarde do que viria sem o treino matinal.

Se eu tenho qualquer coisa para fazer depois do trabalho, posso ir sem culpa, com aquela sensação de dever cumprido - tudo o que eu precisava fazer no meu dia já foi feito, não vou estar deixando de fazer meu treino e nem vou precisar me prometer (e quebrar essa promessa depois) de que no final de semana eu faço o treino que perdi.

Fora que eu me sinto muito mais disposta todos os dias, com mais energia para enfrentar o dia. Também percebi que faço o meu treino mais rápido que antes, pois não preciso esperar por nenhum aparelho e ainda assim faço ele com mais qualidade, pois antes o foco era ir embora o mais rápido possível, já que eu estava de saco cheio do dia inteiro + da academia lotada, então eu só queria terminar aquilo logo. Agora não, eu consigo reservar um tempo para mim e para o treino e sei que vou conseguir fazer dentro daquele tempo estipulado, pois a academia é bem mais vazia aquele horário.

Eu sei que ninguém se importa com a hora que eu treino ou se eu gosto de treinar tão cedo, mas o intuito desse post é te dizer para insistir em algo se você tem vontade que aquilo vire um hábito. 

Seja treinar de manhã, seja treinar X vezes na semana ou seja qualquer coisa não relacionada com academia. Vai levar tempo, você vai ter que insistir, vai falhar, mas uma hora vai engrenar. O negócio é não desistir nos primeiros obstáculos. 

E com o tempo, quando o hábito estiver instaurado, você vai conseguir medir se fez bem ou não para você e aí sim decidir se quer manter aquilo. Mas a gente não consegue enxergar isso com clareza até que aquilo entre de fato na rotina, porque o processo é longo, cheio de dificuldades, cheio de falhas e lutas internas da gente se dizendo que não vai conseguir, que aquilo não vale a pena ou que a gente nem queria mesmo

Vale a pena sim! Mudar vale a pena, inserir hábitos novos e que nos façam bem, cumprir os combinados que fazemos com a gente mesmo e ter o gostinho da vitória e orgulho de dizer "eu consegui", vale a pena!

Eu ainda preciso contar do dia que descobri que estava gostando de musculação, mas isso vai ficar para outro post porque esse aqui já está muito grande.

E se você recentemente instaurou um hábito novo na sua vida, me conta (: eu vou adorar saber!

Um beijo,

Luísa


Comentários

  1. Adoraria conseguir treinar tão cedo! Eu durmo muito mal, já tentei várias vezes ir às 8h e não consigo render. Admiro quem madruga para treinar imensamente, quem faz isso é capaz de conquistar qualquer coisa!! Ass: Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também durmo muito mal e venho tentando ajustar isso (ainda sem sucesso, hehe). Mas por incrível que pareca, para mim, treinar de manhã me ajuda a seguir meu dia com mais energia e superar um pouco da noite mal dormida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas